E se eu não tiver o dom de evangelista?


E se eu não tiver o dom de evangelista?
Eu entendo que há muitos obstáculos para a prática do evangelismo; eu sei disso porque costumava usar todas aquelas desculpas para evitar as oportunidades de praticá-lo. Tendo em vista a oposição do mundo, minhas tentativas prévias atrapalhadas ou fracassadas, e os desafios de meu próprio coração pecaminoso, parece ser melhor deixar essa atividade nas mãos dos profissionais, bons de conversa e apoiados por grandes organizações religiosas. Eles são tão bons que parecem ter um… dom. Mas o que é ter esse “dom de evangelista”, afinal de contas?
Quando eu converso com pessoas que não se sentem com esse “dom”, normalmente ouço variações do mesmo tema: Eles não vêem frutos, se sentem intimidados porque não sabem o que dizer, ou se sentem desconfortáveis. Alguns admitem que perderam o amor pelos não cristãos.
Mas não podemos deixar esses (sinceros) valores não bíblicos minarem o evangelismo. Devemos nos livrar da idéia de que ter algum dom para o evangelismo significa ver resultados. Todos nós, em algumas situações, com certos tipos de pessoa, somos intimidados pelo pensamento de compartilhar nossa fé. Manter (ou reconquistar) o amor pelos outros nos leva ao coração do evangelho.
O que é importante, segundo a Bíblia, é a fidelidade no evangelismo. Aqui estão quatro coisas que tem sido de grande ajuda para me manter fiel no evangelismo.

Seja corajoso

Sem dúvida: o “temor dos homens” é a barreira número um ao evangelismo. Vemos muitas vezes que grande parte do que é ensinado sobre evangelismo são técnicas de como não ser ofensivo. Mas o evangelho é ofensivo: por exemplo, quando chamamos pessoas a se reconciliarem com Deus, isso também envolve compartilhar que elas são pecadoras. Então tome cuidado com a linguagem trabalhada ou as técnicas de testemunho que só servem para dissolver a mensagem do evangelho. Lembre-se de quando Paulo compartilhava o evangelho, ele não só era repudiado publicamente, como muitas vezes era levado para a cadeia. E foi da prisão que Paulo pediu orações para que ele fosse corajoso pelo evangelho. Se as pessoas são ofendidas pela mensagem do evangelho, isso pode ser desconfortável, mas a verdade desconfortante é melhor que o silêncio.

Seja claro

Certifique-se de definir o evangelho e o evangelismo corretamente. Aqui estão quatro definições importantes:
  • O evangelho é a mensagem de Deus que leva à salvação;
  • Essa mensagem inclui afirmações exclusivistas sobre o caráter de Deus, o conflito humano perante esse Deus, e o que Cristo fez para resolver esse conflito;
  • A salvação é a reconciliação com Deus;
  • Evangelismo é transmitir essa mensagem de reconciliação a não cristãos com o objetivo de convencer ou converter.
Você conhece a mensagem de uma ponta a outra? Você entende o que são essas afirmações exclusivistas? Você está disposto a tomar uma posição em um mundo que odeia o que é “exclusivo”?
Memorize as definições de Deus, o homem, Cristo, o pecado e as Escrituras que baseiam esses conceitos.

Compartilhe com freqüência

Paulo disse “tire o máximo de cada oportunidade”. O que mais eu posso dizer? A prática leva à perfeição? Não quero soar como o comercial de tênis, mas apenas faça [Just do it]. Eu tenho notado que o evangelismo é a disciplina espiritual que enferruja mais rápido na minha vida.

Ame bastante

Você deseja ver aqueles ao seu redor encontrando Jesus? Você está orando por oportunidades de evangelismo na vida deles? Olhe para si mesmo: é o pecado que está te impedindo de amar os outros? Lute por compaixão na sua vida; lute pela habilidade de enxergar os outros como Deus enxerga, não como o mundo enxerga.
Viver o evangelho em sua vida é contagiante. Certifique-se que a temática da mensagem evangelho seja parte do seu falar e agir, dia a dia – especialmente o amor.
Assim, evangelismo fiel é ser corajoso, claro, compartilhar com freqüência e amar bastante.
Via, iPródigo.com.
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes