ESBOÇOS Crise Pastor Jehan Porto


Crise

" No Mundo tereis aflições (CRISES)... mas, tende bom ânimo Eu venci o mundo".

João 16:33

Porque precisamos ter bom ânimo diante das crises?


Se existe uma palavra que mais temos ouvido, lido e falado nesses últimos dias , com certeza esta é a palavra crise.
Todas as vezes que a lemos, falamos ou ouvimos, ela sempre estará caracterizando um cenário de dor, angustia, aflição, desequilíbrio, desespero, insegurança, dúvidas e medo.
Neste exato momento em que o mundo se encontra, a polaróide colorida que melhor retrata o quadro atual do mundo infelizmente é percebido assim, um mundo infestado de crises.


Os políticos falam sobre ela, os economistas falam sobre ela, os governantes falam sobre ela, os sociólogos falam sobre ela, as bolsas de valores só falam sobre ela, a mídia mundial todos os dias fala sobre ela, mas nenhum destes por mais habilidade econômica, política ou governamental que tenham conseguem dizer o que Jesus há quase dois mil anos atrás disse: Tende bom ânimo...


Diferente de muitos, que diante das crises tentam mascarar, camuflar, maquiar a realidade aflitiva do momento, tentando negar a existência das crises, Jesus disse: Enquanto viverem neste mundo, passarão por crises todos os dias, mas não se amedrontem, não se desanimem, não se atemorizem, me escutem Eu venci o mundo, por isso tenham bom ânimo.


Por que precisamos ter bom ânimo diante das crises?


1- Porque é somente nas crises que Deus nos dá o melhor.
Ao olharmos para a Bíblia perceberemos o povo de Israel passando por várias crises no deserto e diante de todas elas o Senhor lhes deu sempre o melhor :Coluna de nuvem para os refrigerar diante do calor do deserto, Coluna de fogo para os aquecer nas noites frias e lhes proteger das feras do deserto, Codornizes e Maná que caía dos céus, água que saía da rocha, mel que saiu da rocha, roupas que não envelheciam.
Nas Crises o compromisso de Deus é nos dar sempre o melhor, Paulo diz: Rom 8:32 "Aquele que não poupou o próprio Filho, antes O entregou por todos nós, como não nos dará com Ele todos as coisas?"


2- Porque é somente nas crises que Deus supera as nossa expectativas.
Paulo escreveu: Aquilo que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram e nem chegou ao coração do homem é o que Deus tem preparado para aqueles que NEle esperam.
Efésios 3:20 "Ora Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos segundo o seu poder em que nós opera "
Jeremias 33:3 "Clama a Mim, responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes"


Jesus começou o seu ministério em Caná da Galileia exatamente com esta marca , de superar as expectativas de muitas pessoas que enfrentaram crises .No casamento em Caná diante da escassez do vinho, Jesus transformou água em vinho superando a expectativa de todos os convidados, que nunca tinham experimentado no final de uma festa um vinho como aquele.


3- Porque crise é o ímã divino.
As crises têm o poder de nos atrair a Deus e Deus a nós. Há um magnetismo incrível exercido pelas crises. Olhando os evangelhos percebemos que as pessoas procuravam Jesus por causa das suas crises, ou, como no caso em Betesda, Jesus foi até aquele tanque da Misericórdia curar um homem que havia 38 anos que esperava ser curado, Jesus foi atraído pela crise daquele homem.
Outro exemplo interessante é o caso do filho pródigo, que reuniu toda sua herança e deixou a casa do pai, depois que perdeu toda sua herança e entrou em crise propôs no seu coração voltar para a casa do pai.


4- Porque as crises servem como adubo fertilizante que ajudam a aumentar nossa comunhão com Deus.
Se existe um momento em nossas vidas que mais buscamos a Deus é nas crises. É nas crises que oramos mais, jejuamos mais, temos mais tempo para meditar na Palavra de Deus, temos fome de estar na igreja adorando ao Senhor.
Já escreveu certo compositor de um belíssimo hino cristão : Os melhores hinos e poesias foram escritos em tribulações...
Davi reconhece as crises como adubo fertilizante e em um de seus Salmos ele escreve assim: Foi bom eu ter sido afligido ( passado por crises), pois agora aprendi teus decretos.


Paulo escreveu: As muitas cadeias contribuíram (crises) para que o evangelho fosse pregado por mim...
Paulo também escreveu ainda: Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus...


Neste ano que se inicia, ainda que venhamos passar por crises, e é certo que passaremos, Jesus está nos dizendo: Tende bom ânimo filhos, Eu venci o Mundo.
Nós temos um Sumo Sacerdote que mesmo sendo Deus veio a Terra em forma de homem, só para poder experimentar as crises existenciais deste mundo, afim de não somente entender melhor o que passamos, o que sofremos, mas, sobretudo, Veio para vencer todas as crises e alegrar nossos corações nos fazendo entender, que Ele tem todo o poder de nos fazer superá-las.


Não podemos dizer nunca o que alguns dizem de maneira equivocada:

Tenho Cristo e não passo por crises...

O certo é dizermos:

Em Cristo vencemos todas as crises.

Pastor Jehan Porto





jjjjjjjjjjjjhjjjjjjjjjnjjjj
jjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjojj

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes