Só talento é suficiente? John Maxwell




Por: John Maxwell

O talento é algo muitas vezes superestimado e freqüentemente mal entendido.Afirmou o poeta e dramaturgo francês Édouard Pailleron: “Tenha sucesso e sempre haverá tolos para dizer que você tem talento”. Quando as pessoas realizam grandes coisas, os outros muitas vezes explicam suas realizações atribuindo-as ao talento.Mas esta é uma maneira falsa e equivocada de encarar o sucesso.Se só o talento é suficiente, então por que você e eu conhecemos pessoas talentosas que não têm um grande sucesso?


Muitos líderes empresariais norte-americanos são obcecados por talento.Alguns acham que talento é a resposta para todos os problemas.Malcom Gladwell,autor de O ponto de desequilíbrio e Blink: A decisão num piscar de olhos,observa que bom numero de empresas e consultores têm como prioridade máxima encontrar pessoas com talento: “Esta ‘mentalidade do talento’ é a nova ortodoxia da gestão norte-americana.”Há empresas que costumam empregar enorme quantidade de MBAs das melhores universidades,que são promovidos rapidamente e recompensados generosamente,mas jamais avaliados em seu desempenho.O principal exemplo que ele dá é a Enron,cujo foco no talento é lendário.Lynda Clemmons,por exemplo que inaugurou o setor de controle de riscos meteorológicos da Enron,passou de negociante a associada,de gerente a diretora,ate chegar à liderança de sua própria unidade comercial em apenas sete anos! Gladwell pergunta: “Como se avalia o desempenho de alguém em um sistema onde ninguém permanece em um cargo por um tempo suficiente para ser avaliado?”


Talento não é tudo.Peter Drucker,pai da gestão moderna ,observou:”Parece haver pouca correlação entre a eficiência de um homem e sua inteligência,imaginação e conhecimento são recursos essenciais os converte em resultados.Sozinhos esses recursos apenas estabelecem limites.” Se talento fosse suficiente,as pessoas mais eficientes e influentes sempre seriam as mais talentosas.Mas muitas vezes não é isso o que acontece.Considere os fatos:


1° Mais de 50% dos CEOs das empresas que estão na lista das 500 mais da revista Fortune tiveram media C e C- na faculdade.


2° 65% dos senadores norte-americanos vieram do grupo pertencente à metade inferior da classe na escola.


3° 75% dos presidentes norte-americanos ficaram entre os mais fracos na escola.


4° Mais de 50% dos empresários milionários nunca concluíram a faculdade!

Está claro que talento não é tudo.



O livro de ouro da liderança
As lições passadas por Maxwell são fundamentadas em suas experiências pessoais, ao longo de toda a sua vida como líder. Seus conselhos são importantes na escalada em busca da liderança. Em O Livro de ouro da Liderança, John C. Maxwell destaca as principais ações de um líder
rr


Você gostou deste artigo? Compartilhe:

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes