A DOUTRINA DE JEZABEL

A DOUTRINA DE JEZABEL
Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Jorge Linhares

“Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” Ap 2:20

Apocalipse 2 afirma que existem marcas que distinguem a doutrina de Jezabel. Jesus tornou o nome da ímpia – rainha Jezabel sinônimo de falsa doutrina. Trata-se de uma doutrina que ensina que algo mal pode ser bom, que o profano pode ser puro. Vejamos, de acordo com Apocalipse alguns desses ensinos:”A si mesma se declara profetiza”

Como a igreja não pode ser dirigida por profecia, ela tem de ser dirigida pela palavra de Deus. Jezabel diz: ”O Senhor está me revelando algo.”

Mas “ela a si mesma se declarou profeta”. Não podemos aceitar isso. Uma pessoa não pode si declarar profeta. A igreja tem de reconhecer seu ministério profético. Abaixo de Jesus, é a igreja que tem o poder de dar autoridade, de ligar no céu e desligar na terra.

Seguir a autoridade da igreja nos livra do risco de acolhermos falsos profetas que nos exporiam a graves perigos. Jeremias faz uma advertência àqueles que se dizem profetas sem que o Senhor tenha confirmado:

” Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações. Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. “ Jr 23:16-31

Dar ouvidos a falsos profetas traz destruição à igreja. Quantas igrejas sofreram divisões, enfrentaram crises por causa de falsas profecias e falsos profetas!

” E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. “ II Pe 2:1

Existem muitos profetas de Deus, verdadeiros legitimizados pela autoridade divina. Contudo “o” profeta de Deus é Jesus Cristo. Ele é o único, o profeta.

Os líderes da igreja não podem dirigi-la baseado em profecias humanas, mas sim na Palavra de Deus que é a vontade revelada do Senhor. O apostolo João nos adverte a não aceitarmos pessoas que a si mesmas “profetas”. Elas estão na doutrina de Jezabel.

”AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” I João 4:1

Livro: Jezabel – Mulher aranha
Pr. Jorge Linhares

Autor deste artigo:


Pr. Jorge Linhares
É formado em história, geografia e teologia. É pastor da Igreja Batista Getsêmani - BH/MG, há 24 anos e já está no ministério há mais de 30 anos, tendo sido pastor também na Igreja Batista da Floresta no bairro Floramar. É presidente do CPEMG (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do CIMEB (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais, IIº vice presidente do FENASP ( Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social).



rrrrrrrr
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes